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É SEMPRE A MARCAR PONTOS pontos

Todos os dias são lançados novos sites. Entre tantas opções como garantir que o seu site é encontrado? E acima de tudo, de que forma vai convidar o seu cliente a clicar?


SEO - Search Engine Optimization que em Português poderá ser traduzido para Otimização de Sites. Poderá ser descrito como a otimização desde a criação do site até à conversão.


Ajudei? Acredito que em nada, mas vou tentar!


Todos os dias são lançados novos sites. Entre tantas opções como garantir que o seu site é encontrado? E acima de tudo, de que forma vai convidar o seu cliente a clicar?


Vamos imaginar o seguinte cenário: o Google é um centro comercial e cada site será uma loja.

O que é que faz para convidar o cliente a entrar na sua loja?


Podemos apontar alguns exemplos: escolhe um espaço situado numa zona com movimento, identifica e promove a sua marca e os produtos que comercializa (por vezes até coloca publicidade nos acessos ou fora do centro comercial), decora a montra de forma apelativa e sugestiva, etc, etc.


Por fim, mas o mais importante: Tem de ter uma porta aberta! Se a porta estiver fechada ninguém conseguirá entrar na sua loja!


Já refletiu se a "porta" do seu site está aberta?


Por exemplo, sites construídos em linguagem flash ou que não são responsivos, dificultam a entrada aos utilizadores! Podemos dizer que nestes casos os clientes terão que entrar pela janela.

Então, o que fazer para que o cliente entre na sua loja, ou seja, para que o utilizador clique no seu site?


Em primeiro lugar, é importante que ele apareça no motor de buscas (lembre-se é importante estar no "tal centro comercial"!). Em segundo lugar, o site deverá surgir num dos primeiros lugares ou seja, bem posicionado (salvo raras exceções ninguém vai subir cinco pisos, atravessar 10 corredores e procurar a sua loja num "beco").


E mesmo sendo fácil de encontrar, fácil de aceder, é fundamental que o conteúdo seja claro, interessante e convidativo para o utilizador.  

O SEO não sé mais nem menos do que o conjunto de técnicas e "boas práticas" para otimizar a presença do site nos motores de busca.

A premissa principal do SEO é o conteúdo! Não é por acaso que é cada vez mais frequente ouvir dizer que o conteúdo é Rei!


A escolha das palavras-chave que descrevem o negócio, que o caraterizam que explicam aos utilizadores a sua proposta de valor é fundamental. Lembre-se que é importante que explique bem a solução que oferece ao mercado. Utilize sinónimos e imagine as diferentes pesquisas de palavras-chave que o utilizador pode fazer para encontrar o seu produto.

Para além do conteúdo há outras questões muito importantes para conseguir um bom resultado no motor de busca (ou seja, para conseguir uma boa localização da sua loja no "tal centro comercial" e muitos clientes interessados no seu produto):
 

         OTIMIZAÇÃO TÉCNICA


  1. Usar as palavras-chave nos títulos das páginas;

  2. Utilizar a meta tag, description, keyword

  3. Otimizar a estrutura do URL;

  4. Descrição da Imagem (alt);

  5. Partilha nas redes sociais;

  6. Privilegiar a facilidade de navegação;

  7. Desenvolver website responsivo.


    OTIMIZAÇÃO DE CONTEÚDO  
     

  8. Redigir conteúdo com base nas keywords definidas;

  9. Produzir conteúdo claro, esclarecedor e interessante;

  10. Não esquecer as descrições dos produtos;

  11. Criação de links internos com base nas keywords;

  12. Produzir infográficos, artigos técnicos e e-books;

  13. Criar canal no youtube e fomentar a partilha;

  14. Ter um blog


    OUTRAS FORMAS DE OTIMIZAÇÃO
     

  15. Linkbuilding externo;

  16. Interligação nas Redes Sociais;

  17. Personalziação do Perfil da Empresa no Google MAps;

  18. Promover o website em diferentes canais, incluíndo os meios offline!

    Valorize o sue site! Divulgue o seu negócio! Otimize a sua presença online. A ZENN mostra-lhe como!