COM A ZENN

É SEMPRE A MARCAR PONTOS pontos

O Facebook é a rede social mais popular não só em Portugal, como em todo o mundo. É gratuito e fácil de utilizar e muitas empresas acabam por querer marcar presença nesta rede. No entanto, apesar de ser um canal ideal para trabalhar o relacionamento e envolvimento com os seus públicos, para angariar fans e para (re)agir rapidamente, é importante que as empresas/ marcas construam corretamente a sua página no Facebook (pode ser útil consultar este link: https://www.facebook.com/page_guidelines.php):


  1. Página de Empresa NÃO é a mesma coisa que perfil pessoal.
     

    1. O Perfil é sempre associado a uma pessoa. A empresa/ marca deverá ter uma Página.

    2. O Perfil pode fazer pedidos de amizade e há um limite de 5000 amigos. Uma página pode (e deve...) receber gostos e não tem um limite

    3. A Página permite-lhe aceder a estatísticas (gostos, alcance, interação, visualizações da página, etc.)

    4. A Página permite-lhe Promover as suas publicações (pagar para que a sua publicação tenha um alcance maior)

    5. A Página permite que diferentes pessoas da empresa possam gerir a página (e atribuir diferentes cargos a cada uma delas (Administrador/ Gestor/ Criador de Conteúdo, etc.)

    6. A Página não pode enviar mensagens (utilização do chat). Isso é uma funcionalidade exclusiva para perfis pessoais.

 

  1. Estar no Facebook requere investimento. E tempo também é um investimento!

As redes sociais, nomeadamente o Facebook, dependem de conteúdo. E para publicar conteúdo é necessário investir tempo para planear, executar e medir resultados. Porque é óbvio que só planeando e analisando podemos medir a eficácia das nossas ações.

Mesmo que não invista em publicidade no Facebook, a produção do conteúdo representa um custo para a empresa. E publicar uma vez por mês "e quando o rei faz anos" não é estratégico nem cativa nenhum utilizador. 
 

  1. Muita atenção ao conteúdo! 

    Publicar conteúdo exclusivamente comercial afasta os fans da sua página. Não responder aos comentários é grave! Os utilizadores procuram informação útil, conteúdo de entretenimento (e este tem mais hipóteses de se tornar viral) e informação de promoções!

 

  1. Likes não representam vendas. O importante é trabalhar o relacionamento.  

    Quem não gostaria que todos os seus fãs fossem os seus clientes ativos?

Na verdade são diversos os fatores que influenciam uma pessoa a gostar de uma marca no facebook e nem sempre isso representa que a pessoa pretenda adquirir os produtos da marca. Por isso, mais do que angariar "likes" as marcas deverão preocupar-se em nutrir e envolver os que já conseguiram. Não quero com esta afirmação dizer que não se devem preocupar em alcançar novos utilizadores (seria um perfeito disparate!). O que se pretende reforçar é que o "like" é apenas o início de um trabalho e de um investimento em relacionamento.

 

  1. A imagem vale MUITO.

    A imagem de perfil e a imagem de capa são oportunidades excelentes para comunicar. A imagem de perfil deverá ser o logotipo da marca/ empresa e para a imagem de capa deverá ser selecionada uma foto de boa qualidade e alusiva à marca/ produtos/ serviços da empresa.

 

  1. A interação com os fãs é fundamental.

Lançar questões, concursos, pedir comentários são algumas das formas possíveis de interagir com os fãs no Facebook. No entanto, pedir Gostos não é uma prática correta no facebook (não caia na tentação de promover concursos a pedir gostos! Não se esqueça que este é o canal do relacionamento mais próximo, das respostas (quase) imediatas, e da (quase) informalidade.


Por isso, pode acontecer receber comentários menos positivos à sua marca. Está preparado para os gerir?  Não: gerir não é apagar!